O Encceja avalia as competências e habilidades de cada estudante, que por algum motivo retomou os estudos de forma tardia. Todos os seus conhecimentos adquiridos ao longo do processo escolar são colocados a prova e somente as pessoas que se comprometeram com a aprendizagem conseguem boas notas.
Há dois tipos de Encceja aplicados no Brasil, o primeiro voltado para Ensino Fundamental e o segundo do Ensino Médio. A aplicação das provas acontece em todo o país, sendo que os jovens e adultos não precisam estar necessariamente matriculados no supletivo. O INEP disponibiliza material didático aos candidatos que desejam apostar numa jornada de estudos antes da prova.
A idade mínima para fazer a prova Encceja do fundamental é de 15 anos, já o médio exige que os candidatos tenham idade acima de 18 anos. Aqueles que conseguirem boas notas ganham certificado de conclusão e não precisam freqüentar o Ensino Supletivo oferecido por algumas escolas públicas.
Os alunos do EJA encontram no exame a melhor forma de se formar, por isso muitos se empenham nos estudos para ter um bom desempenho na avaliação. O conteúdo das provas costuma ser bem elaborado e testa as principais competências que os candidatos adquiriram ao longo do supletivo.
As provas Encceja 2012 seguem a linha das edições anteriores, com questões elaboradas de acordo com a modalidade. O exame para Ensino Fundamental tem o conteúdo baseado nas disciplinas de língua portuguesa e estrangeira, história, geografia, matemática, ciências naturais,artes e educação física. Já a avaliação de Ensino Médio testa conhecimentos sobre linguagens e códigos, ciências humanas, matemática e ciências da natureza, bem aos moldes do ENEM.
Os jovens e adultos interessados na certificação do Encceja 2012 devem se empenhar na conquista de boas notas. A prova não é complicada, mas requer atenção na hora de resolver as questões de múltipla-escolha. É importante lembrar que o exame não possui caráter obrigatório e as escolas que trabalham com supletivo podem adotar se quiserem.
As inscrições Encceja 2012 serão gratuitas, como aconteceu nas edições anteriores do programa. O período para se inscrever é aberto no segundo semestre de 2011 e os candidatos podem acompanhar o calendário pelo site oficial do exame. As provas costumam ser aplicadas por volta do mês de março.
Acesse o Portal Encceja e confira informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário