sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Inep divulga mudanças na redação do Enem 2011

A prova de redação do Enem 2011, que será aplicada nos dias 22 e 23 de outubro, sofrerá mudanças. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão responsável pela organização do exame, a partir desta edição, os candidatos deverão escrever, no mínimo oito linhas de texto. Até o ano passado, o mínimo exigido era de 11 linhas.
O órgão também informa que não poderão ser utilizados na redação trechos da pergunta. Os textos devem ser elaborados na estrutura de uma dissertação-argumentativa. Ou seja, os estudantes apresentam argumentos para comprovar sua tese e oferecem possíveis soluções para o problema apresentado na proposta de redação.
Outra alteração proposta pelo INEP, é a mudança no critério de correção da prova. A prova será automaticamente corrigida por um supervisor, quando a diferença entre as notas dos corretores atingir 300 pontos. Até o ano passado, essa margem de erro deveria atingir os 500 pontos.
Cartões de provaA entrega dos cartões de confirmação já começaram a ser distribuídos aos 5,3 milhões de inscritos no exame. A previsão é de que a entrega em todo o país seja concluída até 14 de outubro.
O documento indica o local da prova e deve ser apresentado nos dois dias do exame.
Inscrições
Começaram nesta segunda-feira, as inscrições do Enem para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. O prazo vai até às 23h50 do dia 17. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira.
Para este público, as provas serão aplicadas nos dias 28 e 29 de novembro, nas unidades prisionais ou socioeducativas indicadas pelas Secretarias de Segurança Pública de cada estado, Secretarias de Justiça dos Estados, Órgãos da Administração Penitenciária e Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Cada unidade deverá ter um responsável pedagógico e firmará um Termo de Compromissos e Responsabilidades com o Inep.
As inscrições dos participantes deverão ser feitas pelo responsável pedagógico da unidade, que irá acompanhar o processo até o acesso dos resultados obtidos por aqueles que realizaram o exame. Ele também deverá solicitar a certificação ou a participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), bem como o atendimento especial para os dias das provas.
O cadastro para o Enem nas unidades prisionais também será feito exclusivamente via Internet no endereço http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/.
Para efetuar a inscrições é preciso que o responsável pedagógico forneça o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante privado de liberdade.


- Ele precisa ter informação para poder fazer a intervenção pedida. Mas não bastará ter uma proposta, é preciso saber defendê-la com consistência - observa Suzette.

"Não bastará ter uma proposta, é preciso saber defendê-la com consistência, Suzette Trovão (professora)"

Para não cair na armadilha das generalidades, a dica é, no desenvolvimento da redação, saber usar a coletânea de textos apresentada no enunciado, fazendo comparações e observações sobre os fatos ou as estatísticas, por exemplo. Na conclusão, que é o momento de fazer a proposta, dê sugestões concretas. Portanto, se o tema é a importância da leitura, compare hábitos de leitores brasileiros e de outros países, por exemplo, e, na hora de propor, use a criatividade, sugerindo a criação de bibliotecas públicas, intercâmbio de livros, campanhas na mídia de incentivo à leitura via SMS e quantas boas ideias você tiver.
Em relação aos temas, o que se observa é que eles são objetivos e inspirados em fatos da atualidade. São assuntos de abrangência nacional, pois o exame é voltado para candidatos de todo o país. Temas de cunho social são recorrentes também.
Para 2009, as apostas de temas recaíram sobre Lei Seca, a questão da escassez de água, liberdade de imprensa e violência contra a mulher. Todos esses assuntos estiveram em pauta durante o ano e eram mais genéricos, qualquer pessoa teria como se posicionar a respeito. Mas, na proposta de redação oficial, foi pedido que o candidato escrevesse sobre "O indivíduo frente à ética nacional", apresentando uma proposta de ação social, que respeitasse os direitos humanos. Para isso, ele deveria usar como base uma charge de Millôr Fernandes e dois textos (um de Lia Luft e outro de Contardo Calligaris).

Na hora de escrever:

NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira sempre frases simples, pois elas dão clareza ao texto
NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas
NÃO USE marcas de oralidade, como gírias, por exemplo
NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta
NÃO USE um mesmo argumento repetidas vezes
DEIXE DE LADO expressões como "eu acho"
JAMAIS desrespeite os direitos humanos
FAÇA UM ROTEIRO sobre o tema. Ajuda a ter foco na hora de criar a proposta
PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas
USE sinônimos para não repetir palavras
USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical
SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário